Não importa se você acabou de lavar roupa, se comprou um vestido novo ou renovou seu guarda-roupa para o verão - já deve ter ficado na dúvida: pendurar ou dobrar?
Pendurar ajuda a manter um acabamento sem rugas e preservar detalhes como pregas, enquanto dobrar economiza espaço e evita alongamentos nas peças.
No entanto, a resposta certa depende de fatores específicos de cada peça - especialmente, os tipos de tecidos que elas são feitas.
Visto que o armazenamento adequado ajuda a prolongar a vida útil do seu guarda-roupa, hoje vamos descobrir a maneira ideal de guardar cada tecido. Acompanhe!
Entendendo o tecido da sua peça
Quando você vai às compras, costuma se preocupar com o tecido da nova peça escolhida? A escolha do tecido de uma roupa é tão importante quanto o caimento e o estilo.
Isso porque é o tecido o que dita a qualidade, durabilidade e como a peça será guardada para durar muito tempo no seu armário sem deformar.
Identificar o tecido das suas roupas é uma tarefa simples e fundamental para entender se aquela peça vai para o time dos dobrados ou fica no cabide.
De uma maneira mais simplificada, os tecidos planos são ideais para serem pendurados.
Esses são aqueles tecidos mais firmes, com aspecto de fibra natural, e não costumam esticar. Como exemplos podemos citar o algodão, o linho e a viscose.
Já os tecidos mais maleáveis, com elastano, fibras sintéticas ou de malha, combinam mais com a prateleira do seu guarda-roupa.
A SAK Modas tem tecidos de qualidade que combinam com o seu estilo e se encaixam com o seu guarda-roupa. Entre os melhores tecidos que você pode escolher e encontrar no nosso site estão:
Quais roupas devem ficar no cabide?
Nem todas as roupas combinam com a arara do guarda-roupa. Na hora de escolher o que pendurar, considereleve em consideração o tecido. Os que devem sempre ser pendurados são:
- Brim;
- Algodão;
- Seda;
- Cetim;
- Viscose;
- Crepe;
- Tricoline;
- Linho;
- Couro.
Para saber como organizar vestidos no guarda roupa, por exemplo, vale analisar se aquela peça costuma amassar muito ou se é de algum tecido mais delicado, como o couro.
Peças em couro sempre devem ser penduradas no cabide. Isso porque o tecido é muito delicado e pode ficar marcado nas dobras.
Os tecidos de fibra natural amassam com maior facilidade, assim como os mistos. Por isso, a viscose e linho podem precisar de cabides aveludados para evitar marcas nas dobras.
A calça jeans também é uma daquelas peças que sempre rola a dúvida. A dica é sempre dobrar a peça na metade e, então, pendurar em um cabide.
Saias, longas ou curtas, ficam melhor armazenadas em cabides específicos para elas, como os que contam com presilhas embutidas. Mas você também pode improvisar em casa com um cabide normal e pregadores, os de lavanderia mesmo.
Peças mais sociais, como blazers e jaquetas, sempre devem ser guardados abotoados e em cabides para evitar deformidades.
Outra boa dica é usar um cabide por peça. Assim, fica mais fácil enxergar todos os seus looks dentro do guarda-roupa!
Quais roupas devem ser dobradas?
Sabe aquela peça com bastante lycra ou elastano? Ou aquela feita de maneira mais artesanal, como o crochê?
Essas devem ir direto para as prateleiras para preservar sua durabilidade e evitar que fiquem esgarçadas.
Os tecidos que sempre devem ser dobrados são:
- Malha fina;
- Crochê e tricô;
- Jersey;
- Lycra;
- Lã.
Para dobrar sua peça sem errar, a dica é sempre deixar a roupa lisa e alinhar as costuras, dobrando os dois lados para dentro até a dobradura ficar em harmonia.
Com as peças dobradas, nem sempre todas ficam visíveis na hora de montar o seu look.
Para evitar a bagunça e ter que dobrar tudo de novo, prefira manter algumas peças dobradas lado a lado do que acumular pilhas de roupas.
Como organizar vestido no guarda-roupa?
Conhecendo os tecidos das suas roupas, saber organizar um vestido no guarda-roupa vira uma tarefa bem mais fácil.
Em geral, a dica é sempre pendurar as peças, dando prioridade aos cabides aveludados ou com cavas para vestidos com tecidos mais escorregadios.
Para evitar que suas peças fiquem amassadas, prefira organizar os vestidos em cabides separados e na parte mais alta do seu armário, com espaço para peças mais longas.
No caso dos vestidos de inverno, o cabide precisa ser mais resistente para dar suporte aos tecidos grossos que a temporada mais fria pede.
Além disso, como essas são peças que costumam ser menos usadas, outra dica para organizar vestido no guarda-roupa é armazenar os menos utilizados em sacos de TNT.
O mesmo vale para os vestidos de festa, que geralmente contam com bordados ou pedrarias e merecem ser organizados com mais atenção.
Mas, atenção: na hora de organizar o vestido no armário, não se esqueça que peças em tecidos mais sensíveis, como crochê e tricô, devem ser dobradas para evitar deformações.
Qual cabide ideal para camisetas?
Para pendurar as suas camisetas e blusas sem deformar ou perder a qualidade da peça, procure por cabides de tamanho ajustado - ou seja, que não esgarçam a gola nem tenham cavas para segurar a peça no cabide.
A dica matadora para sempre acertar na hora de organizar seu vestido ou qualquer outra peça no guarda-roupa é sempre se atentar ao tecido.
Com a informação certa em mãos e o cuidado extra no armário, suas roupas vão durar muito mais!
Gostou desse conteúdo? Leia mais dicas sobre moda feminina acessando o Blog da SAK!
Deixe um comentário